Home Office: Uma Opção Real Para Profissionais e Empresas

Conciliar trabalho, família e todos os outros compromissos da vida já é um grande desafio. Imagine se somarmos a isso, horas extras, estudos, trânsito, filas e custos adicionais como refeições fora de casa, transporte e despesas para contratar terceiros para cuidar de nossa casa e família.

E quando perguntam a você sobre qualidade de vida, você pergunta de volta “o que é isso?”

Mas aí você lembra que tem contas para pagar e segue trabalhando no ritmo que o mercado determina. O tempo para família, amigos, esportes, lazer e outros interesses pessoais vai ficando cada vez mais escasso.

A questão fica mais grave quando continuamos nesse ritmo por anos e anos e, sinais de estresse, cansaço, problemas de saúde e outros, começam a nos avisar que não iremos longe se continuarmos assim.

E, mesmo se nosso corpo consiga se adaptar a esse ritmo, começamos a perceber que estamos abdicando de coisas importantes da nossa vida, como conviver mais de perto com família e amigos, praticar esportes, ler, viajar ou quaisquer atividades que nos dê satisfação.

E a eterna questão de tentar equilibrar trabalho, família e assuntos pessoais continua, como uma briga de cão, gato e rato – enchendo os consultórios de médicos, psicólogos, psiquiatras e outras especialidades para amenizar nossos dias de luta…

Se observarmos ao nosso redor, provavelmente veremos que a grande maioria das pessoas vive nesse ritmo frenético. Não é algo exclusivo de um grupo de pessoas, mas algo que se impregnou em toda sociedade, no mundo inteiro. É uma idolatria ao trabalho, à competitividade e aos fatores econômicos, em detrimento da qualidade de vida das pessoas e até mesmo, da qualidade de vida do planeta (a séria questão do aquecimento global não nos deixa mentir).

Ou seja, se pararmos para pensar, ficamos nos perguntando o por quê o homem não utiliza toda a tecnologia que desenvolveu em seu benefício próprio, reduzindo o tempo de trabalho de todos.

Um novo modelo baseado na simultaneidade entre trabalho, estudo e lazer, é o assunto do  livro “O Ócio Criativo” de Domenico De Masi, sociólogo italiano contemporâneo, onde ele propõe um modelo no qual os indivíduos são educados a privilegiar a satisfação de necessidades, como a amizade, o amor, as atividades lúdicas e a convivência.

Mas será que tudo isso é só uma teoria?

A grande nova é que não é somente uma tendência, mas já é uma prática em vários países. Se você fizer uma rápida pesquisa com o termo “Home Office” em sites americanos, você ficará surpreso com a quantidade de informações e oportunidades para as pessoas que querem por opção, trabalhar em casa.

E no Brasil? Será que essa tendência demorará a chegar?

Em um recente estudo que participei, qual não foi minha surpresa, que esse assunto estava sendo praticado por mais pessoas do que em um primeiro momento imaginava.

Conheci a história do casal André e Marina Brik que são empreendedores Home Office há mais de 10 anos e especialistas desse tema no Brasil. Com diversas entrevistas realizadas pela mídia e livros publicados, o casal conta diversos cases de sucesso. Tem até um termo que se refere aos profissionais que trabalham em casa: Home Officers!

Bem, a prática de Home Office no Brasil, embora no começo, me lembra uma questão respondida por um especialista de tecnologia em uma palestra que participei. Perguntei a ele na época, se toda aquele tendência que ele falava sobre uma nova tecnologia, chegaria logo ao Brasil. E ele me respondeu: “o Brasil convive com vários “Brasis”. Tem uma parte do Brasil que já aderiu a essa nova tecnologia e, daqui a pouco, a 2ª onda adere, e depois a 3ª onda e assim por diante. Convivemos com várias tecnologias simultaneamente”.

Com base nos vários “Brasis” que observamos em todas os segmentos de mercado, concluo que trabalhar em casa – com menos trânsito, com mais tempo para os filhos, mais qualidade de vida e fazendo o que se gosta – é só uma questão de aderir ou não. Para quem tem interesse em se aprofundar no assunto, recomendo o Curso Completo Home Office, do casal Brik.

Trabalhar em casa já é uma opção real para desenvolver uma carreira profissional: é uma questão de escolha. Ou seja, é possível você começar hoje ou entrar na próxima onda.

A decisão é somente sua!

Textos, fotos, artes e vídeos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia e por escrito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*